3 de dezembro de 2014

Fausto (revisitado)

A rigor, esta não é uma nova postagem, mas sim uma "repostagem" de uma sequência com filtro infravermelho 650nm feita há mais de dois anos, e que chamei de Fausto.  Outro dia, olhando fotos de algum tempo atrás, reencontrei os originais das três fotos abaixo e decidi reinterpretá-las, tentando obter cores mais "infernais" e dramáticas, e maior riqueza de tons.  Além da reinterpretação propriamente dita, procurei preservar melhor as áreas mais claras, que nas versões anteriores haviam sofrido perda de cores e detalhes.

Este é um bom exemplo de porque devemos sempre guardar os originais:
  • Qualquer foto está sempre aberta a reinterpretações, uma fotografia não termina no momento do "clique". Ao contrário, pode ser matéria prima para novas (e melhores?) apresentações.
  • Estamos sempre aprendendo, e esse aprendizado se reflete nas nossas escolhas e em nossa capacidade de ver o que não víamos, e de alcançar resultados não imaginados anteriormente.
  • Os programas que usamos também evoluem. Neste caso em particular, utilizei um conversor raw gratuito mas bastante flexível e sofisticado (RawTherapee), e que me possibilitou a recuperação de mais cores e detalhes do que eu consegui na versão de 2012.





Nenhum comentário:

Postar um comentário